sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Essa podia pegar...

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4288/08, do deputado Dr. Talmir (PV-SP), que disciplina o corte de árvores em vias públicas. A proposta torna obrigatória a plantação de dez mudas para cada árvore cortada e proíbe o corte para instalação de radares de controle de velocidade e para construção de estacionamentos de veículos policiais ou de prestadoras de serviço.

O projeto acrescenta essa regra ao Código Florestal (Lei 4.771/65). O descumprimento da medida sujeitará o infrator à reposição de pelo menos 50 mudas para cada árvore cortada, de preferência em área de preservação permanente perto do local do corte.

Dr. Talmir afirma que, muitas vezes, a retirada de árvores de vias públicas ocorre sem necessidade, como nos casos de instalação de radares eletrônicos.

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Agência Câmara

Se essa lei pega nosso prefeito está enrolado.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Comentários dos internautas

É muito difícil para qualquer profissional, formado ou não, trabalhar numa administração em que o prefeito escreve asfalto com U e quer centralizar tudo. É o autoritarismo em pessoa.

Vamos pegar como exemplo os engenheiros da prefeitura: será que o engenheiro que fez o projeto, cálculos estruturais e o escambau, daquele muro da Prainha não viu a inutilidade da obra?
Será que ele falou alguma coisa pro prefeito?
Será que o prefeito insistiu e mandou fazer assim mesmo?
Imagine o prefeito, com aquele jeito sem lapidação dele, lidando com os assessores?
Além do mais, é impossível para qualquer assessor de imprensa promover uma administração que comete tantos erros primários. E não é por coincidência que a cidade só aparece no noticiário nacional, porque o noticiário local está comprado, como tragédia.

O Sr. Zé merece todo o respeito pela idade que tem e por tudo que construiu como empresário. Mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Como administrador público ele é ultrapassado.

O Sr. Zé está cometendo os mesmos erros que os coronéis que chegaram a prefeito na década de 50 cometeriam.

E olhem que Muriaé teve bons coronéis, como o Izalino e o Constantino Pinto... gente com visão de futuro, que construiu avenidas largas já pensando no tráfego que ainda não tinha.

É uma pena que o Sr. Zé não tenha esta visão. Quando encasqueta como uma coisa, por mais absurda que seja, ele quer é pronto. Na verdade, ele nem precisa de assessor. Precisa de gente que vai obedecer as suas ordens, que abaixa a cabeça para os absurdos que ele faz e ponto final.

Longe de ser um mérito trabalhar para pessoas assim, é preciso a gente ter pena daqueles que necessitam de tais ofícios para sobreviver. Imaginem o que sofre um secretário do Sr. Zé. Não com o trabalho, mas com a arrogância e falta de voz. O prefeito pisa nos outros sem dó pelos motivos mais elementares.

Quando chega a eleição, ele é capaz de ir ao lançamento do livro do Elias Muratori fazer papel de cordeiro. Passada a eleição esquece todo mundo. Gente, não dá! As pessoas sujeitas a tais pressões são infelizes e podem até cometer assassinatos se não tiverem caráter e índole.

Entenderam ou falei embolado?

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Compromissos de campanha

E-mail enviado pela prefeitura:


Caros Parceiros,

A nova Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Muriaé já foi estruturada.
De acordo com as demandas, mudanças poderão ser necessárias, mas por enquanto, a Assessoria funciona com uma estrutura pequena, mas eficiente. Sob coordenação do Chefe de Gabiente, Adellunar Marge, quem está à frente da Assessoria é a experiente jornalista muriaeense,Cléia de Souza, auxiliada pela administradora Lúcia Helena Baldanza.


Duas profissionais conhecidas no meio comunicacional, a Cléia tem ótimo relacionamento com TV e Rádio e a Lúcia Helena, que já trabalhava na antiga Assessoria, tem ótimo relacionamento com o meio impresso e grande experiência na organização de eventos.

Peço a colaboração e entendimento de todos, pois estamos em uma fase de transição e adaptação da nova equipe.

Segue em anexo, a lista com os novos números de telefone da Prefeiturade Muriaé.
Em breve, a nova equipe lhe fará uma visita!

Bom trabalho a todos nós!

Att,
Swelen Araújo
Assessoria de Imprensa - 2008


Nada contra as profissionais Cléia de Souza e Lúcia Helena, mas não era melhor contrar jornalista profissionais formados em nossa cidade?

Sem contar que nosso querido prefeito simplesmente ignora o concurso público realizado por ele só para cumprir com seus compromissos de campanha.

Sim, compromissos de campanha. A Cléia só está aí porque trabalhava na campanha do . Lembram?

Porque não chamam também os aprovados no concurso. Pessoal, vamos abrir o olho. Aos aprovados no concurso, façam valer seus direitos.



segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Dengue de volta

Gostaria de lembrar ao sr secretário de saúde Marcos Guarino sobre a dengue. Está na época dela, lembram-se?

Pois é. A campanha por aqui ainda anda bastante tímida e já temos casos confirmados da doença em nossa cidade.

Estou apenas lembrando. Quero fazer minha parte.

O número de focos do mosquito da Dengue em Muriaé está acima do que a Organização Mundial de Saúde (OMS), considera aceitável. Enquanto o órgão aponta que a quantidade de locais que se encontram o Aedes Aegypti deve ser inferior a 1% - no município, os dados chegam a 2,39%.

Jornal de Muriaé

Secretário, esse ano o senhor não vai ficar negando não, né? Ano passado essa tática não deu certo.

Espaço aberto

Gostaria de deixar bem claro que este espaço é bastante democrático e faço questão de publicar aqui, qualquer tipo de comunicado, anúncio, resposta, desabafo, explicação, esclarecimento e afins que seja enviado por funcionários e/ou secretários municipais sobre os assuntos aqui abordados.

Estamos entendido então Seu Zé, Gilca Porcaro, Marcos Guarino, Carmem Caldas, Eveline Amaral... ?

Qualquer um mesmo!

Sincera homenagem?

Este vídeo mostra o prefeito José Braz e o deputado Lael Varella homenageando o chefe Orlando.



Ele disse: Competência com responsabilidade? Eu entendi bem?

Sites inoperantes

Desde o final de outubro os sites da prefeitura e câmara municipal, que deveriam servir para informara população sobre os atos dos governos, estão fora do ar.

No dia 14 de novembro recebi a informação de que ambos estavam sendo reformulados.

O Sítio da Câmara na internet está passando por uma reformulação, com o objetivo de torná-lo mais prático e facilitar o acesso da população às informações sobre o Poder Legislativo de Muriaé. Em breve estará novamente no ar.

Secretaria Legislativa.


O fato é de que o site da prefeitura ainda está incompleto e o da câmara agora pede uma senha para entrar.


Será que ainda estão sendo reformulados? Não me lembro de ter visto nenhuma licitação para essas reformulações.

Ainda no site da prefeitura, desde que foi construído mostra a seção de licitações incompleta. As informações sobre os processos em andamento e concluídos, que é de grande utilidade para a população se informar das contratações e compras de nosso prefeito, ainda estão em desenvolvimento.

Cadê a transparência da prefeitura seu Zé?

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Coisinhas Verdes III

Tudo bem que a situação da cidade é bastante delicada pois estamos envolvidos com muitos acidentes nesses últimos dias mas o fato é que a cidade também não pode parar por isso.

O dinheiro que foi gasto nas "Coisinhas Verdes" está se perdendo. Vândalos já estão depredando e a própria prefeitura não está cuidando. A "coisinha" que fica na rodoviária está com o vidro quebrado e cheia de barro dentro.

Até quando vamos ter que conviver com nosso dinheiro sendo usado dessa maneira?

Gostaria de saber do pessoal da FUNDARTE se eles desistiram do "ambicioso" projeto turístico.

Acorda gente!!! Acorda Gilca!!! Vai dizer que agora não tem verba pra contratar o pessoal? Qual é o problema?

Cidade em ruínas

Tenho acompanhado o noticiário por esses dias e tenho também visitado os bairros de Muriaé. O que se vê é uma cidade em ruínas, suja e abandonada.

O tão comentado e exaltado muro de gabião do túnel do Dornelas está tombando. Obras mal feitas e mal projetadas. Até o coordenador da defesa civil admite que o problema é grave. Estudam a interdição da calçada.

Outra prova do mau uso do dinheiro público é o muro da prainha. Uma aberração, insanidade ou ingenuidade de nossos engenheiros (digo pfereito)? Conter a força das águas com um murinho daqueles? É muita pretenção, né? Não precisa ser engenheiro pra perceber isso. Isso sem falar no transtorno que está causando aos moradores da Prainha. A água fica represada e piora a situação.

A ponte da casa de saúde está um caos. A pinguela da av. JK já era.

Seu Zé, a casa está caindo. Ou melhor, os muros e pontes estão caindo. Até quando vamos conviver com essa sua arrogância, esse desrespeito para com o povo e seu autoritarismo com seus secretários e funcionários.

Sabemos muito bem das idéias sobre esses muros e a forma com que foram construídos. Pense bem se vale mesmo a pena tudo isso. Dinheiro é bom mas não resolve tudo. O senhor ainda não aprendeu isso, né? Eita memória fraca.

Tragédias anunciadas

O tempo está passando, as chuvas continuam a cair e nada de nosso espertíssimo e grandioso prefeito tomar as providências.

Nada muito grande não. Providências mínimas do tipo limpeza de bueiros mesmo.

Uma simples limpeza dos bueiros evita transtornos como passamos esta semana. Chuvas fortes alagaram quase toda a cidade asfaltada.

Lama nas ruas do centro da cidade e bueiros entupidos por falta de manutenção. Não disseram que as ruas que foram asfaltadas estavam com a rede pluvial preparada para isso?

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ex-Pau-Brasil

Já quero começar o ano deixando registrado aqui minha indignação pelo corte da árvore de Pau-Brasil na praça da prefeitura.

Indignado também com a justificativa do sr. Sérgio Vilhena dizendo que, devido às obras de reforma da praça que teve os canteiros rebaixados, as raízes da coitadinha ficaram expostas e a árvore estava caindo.

Isso prova a falta de planejamento do sr. prefeito que não dá a mínima para a natureza. Deveriam saber antes que o rebaixamento dos canteiros iria comprometer as árvores. Que engenheiros são esses?

Mais revoltante ainda é o total descaso e falta de responsabilidade dessa atual administração com o meio-ambiente.

As enchentes estão aí mostrando isso. E não venha nenhum defensor do 11 aqui dizendo que o Zé não mandou a chuva e que ele não tem esse poder. Ele tem sim sua parcela de culpa assim como 99% dos governantes que não teem responsabilidade com o meio-ambiente.

Desmatou, aterrou o rio, não fez o mínimo esforço para tentar recuperar o rio Muriaé da enchente anterior... Uma total falta de compromisso e omissão.

Ainda disse que Muriaé nunca mais teria enchente. Ora seu Zé, o senhor entende muito mal de chuvas. Essa tragédia vem sido anunciada faz tempo. Durante todo o ano era possível ver a cheia do rio Muriaé com qualquer chuvinha mais forte que caia. O assoreamento das margens do rio na zona rural era visível e o senhor não viu ou não quis ver. Preferiu construir o centro administrativo e fingir que dragou o rio. Aliás, o senhor dragou 200 m de rio com uma fortuna que recebeu do governo federal e ainda usou a terra para construir um lote que o senhor comprou em seguida. Golpe baixo esse.

O senhor construiu um muro na prainha que de nada adiantou. Muito pelo contrário. Piorou a situação do lugar. Foi um tiro no pé. O senhor tem que entender que não é Deus e nem engenheiro. Sei muito bem de sua intransigência para fazer as coisas. Não escuta ninguém e faz por conta própria. Deu no que deu. Agora assuma a responsabilidade. Quem vai pagar o muro?

É seu Zé, o senhor vai me dar muito trabalho em 2009. Mas não esquenta não. Sou brasileiro e não desisto nunca.




Estou de volta

Amigos, depois de um merecido descanso estou de volta aqui no blog. Peço desculpas pela longa ausência.

Quero desejar a todos um 2009 cheio de saúde, paz prosperidade e, principalmente, muita transparência e honestidade de nossos governantes nesse novo ano.

E quero aproveitar também para recomendar uma leitura muito interessante que li nas minhas "férias". Trata-se de uma cartilha da AMARRIBO (Amigos Associados de Ribeirão Bonito) que da dicas de como fiscalizar, identificar e combater a corrupção nas prefeituras. Faça o download gratuito no link http://www.amarribo.org.br/mambo/images/stories/organizar/ocacnpdb3ed.pdf. O arquivo está em PDF.

Ah, e quero lembrar também que 2009 chega cheio de novidades, vereadores novos, secretariado novo e, infelizmente, idéias velhas. Mas com muito jeitinho, perseverança e força mudaremos isso.

Um abraço a todos!!!