quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Bandidagem nas ruas

Aos que criticam ou criticaram a instalação da penitenciária em nossa cidade, dizendo que isso trouxe bandidos aumentando os índices de criminalidade, uma novidade:

Depois da grande "parceria" de nosso querido prefeito colocando os presos para trabalho nas ruas e estradas, eles vão colaborar agora com a limpeza pública.

Isso mesmo! O DEMSUR não vai mais pagar hora extra aos funcionários a partir de janeiro de 2009. Tendo em vista que os funcionários da limpeza pública sempre extrapolam os horários trabalhando inclusive sábados, domingos e feriados, a prefeitura resolveu colocar os detentos nas ruas nos finais se semana para recolherem o lixo.

Então seremos coerentes. Penitenciária trouxe bandidos mas os deixa lá dentro. O prefeito coloca-os nas ruas? Legal.

A cidade vai ficar limpa do lixo. Resta saber quem vai limpá-la dos bandidos.

Esse Zé tem cada idéia. É "jênio".

17 comentários:

Anônimo disse...

Eu aprovo 100% essa idéia!
Preso tem que trabalhar pra sociedade e não apenas ficar a toa o dia inteiro sendo sustentado pelo estado (nós pagamos).
O presídio de Muriaé é um exemplo nisso, os presos de lá desde sempre realizam trabalhos, que antes eram lá dentro mesmo.
Isso é importante para a ressocialização deles, que nem sempre são aquelas pessoas perigosas e que muitas vezes recebem aquela liberdade provisória.
E outra, voce acha mesmo que essa idéia é só do Zé? Isso precisa de aprovação em outras esferas do poder, não é um prefeito que tem o poder de tirar presos de dentro da cadeia, ele apenas arrumou um lugar onde eles poderiam trabalhar.

Revoltado com o Zé disse...

Amigo, concordo com você que eles tenham que trabalhar. Mas dentro da penitenciária e não nas ruas. Gostaria de lembrá-lo que esse ano um detento que trabalhava nessas condições fugiu e até hoje nem sinal dele. E eu não disse que o Zé fez isso sozinho. Sei que depende de muitos trâmites. Mas que a idéia é dele, isso é.
E pergunto: você colocaria um bando desses para trabalhar em uma propriedade sua, perto de filhos e família? Não existe bandido bonzinho. Bandido é bandido e tem que ficar isolado da sociedade.

Anônimo disse...

Bandidos podem escapar por esse meio assim como podem escapar com a tal liberdade vigiada. E aquelas liberdades provisórias que sempre são concedidas em datas como Natal, dia das mães e etc.
Não é qualquer dentento que pode ter esses privilégios, como o de trabalhar nas ruas!
Lembre-se também que um dia eles serão soltos, estarão por aí do nosso lado, podem ter sido educados trabalhando ou "boiando" nas celas. São seres humanos como nós, poderia ser um parente seu ou meu, esse tipo de contato com o mundo exterior pode ser muito importante para a recuperação de um detento.
Acho óbvio que bandidos perigosos não podem sair, certamente são apenas aqueles que cometeram crimes mais leves como pequenos furtos e que apresentam bom comportamento.

Ainda acho uma ótima iniciativa!

Anônimo disse...

Só gostaria de saber se haverá desconto na conta de água, já que o DEMSUR economizará em sua planilha de custos.

Não precisa ficar com medo, revoltado. Os bandidos que limparão as ruas são bem menos perigosos do que aqueles que estão lá dentro do DEMSUR e da prefeitura.

Pra ser sincera, esses são fichinhas perto da quadrilha alaranjada do zé!

Revoltado com o Zé disse...

Amigo, os indultos são um grande erro no meu ponto de vista. Como disse antes, bandido é bandido e deve ficar isolado da sociedade.
Sei que a ressocialização é importante para o detento e também acho que ele deve trabalhar. Mas deve trabalhar preso e para a ressocialização existe o regime semi-aberto. Se estão em regime fechados é porque assim devem ficar.
Um exemplo desse transtorno eu vi no bairro da gávea. Enquanto alguns detentos capinavam a rua, agentes penitenciários ficavam de arma em punho vigiando-os.
Sentiria a vontade em sair na porta de sua casa e visse uma cena dessas? Sentiria a vontade em passar no meio de bandidos e agentes mal preparados portando armas de fogo no meio da rua? É disso que estou falando. Não estou condenando presos ou coisa parecida. A justiça colocou-os em regime fechado não foi á toa.

Anônimo disse...

Nem tudo que é correto é confortável, não me sentiria confortável em uma situação dessas não.
Eu acho que voce deveria estudar melhor esse caso antes de condená-lo, pois pode estar sendo muito mais bem pensado do que voce imagina. A justiça nao costuma brincar com o povo, nao permitiria uma ação dessa natureza sem ser sob condições especiais.

Anônimo disse...

Caro Revoltado,

Os presos que estão trabalhando nessa parceria município e estado, não são os considerados os de "alta periculosidade", aqueles condenados por latrocínio, sequestro e outros assim definidos, e sim presos condenados por crimes menores e que ainda tem bom comportamento no cumprimento da pena. Assim, entende o estado não haver risco para a sociedade. As ruas estão cheias de bandidos mesmo, mas os que colocam em risco a nossa vida são os que ainda não foram presos e nem condenados. E outra: Além da necessidade de vencermos a criminalidade, precisamos vencer o preconceito. A primeira não conseguiremos vencer sozinhos, mas o segundo podemos vencer cada um o seu.

Anônimo disse...

OS BANDIDOS DE ALTÍSSIMA PERICULOSIDADE ESTÃO DENTRO DA PREFEITURA E DO DEMSUR...

OS DA PENITENCIÁRIA PODE FICAR SOLTOS NUMA BOA...

Anônimo disse...

Mas como será o processo?

Um agente terá que ficar vigiando cada preso????

Um agente ganha 1.500,00 por mês.

Não seria amis barato para nós contribuintes pagar um salário (até 2) a um funcionário do DEMSUR?

Anônimo disse...

Não sei como é o processo, mas não como você tentou adivinhar não...

Realmente o maior problema é o preconceito das pessoas, com preconceito fica impossível de qualquer preso se recuperar e se integrar à sociedade!

Anônimo disse...

Revoltado?? Vc por acaso sabe o que é o Regime Semi Aberto? Então não fala besteira, quero que você me fale aonde vc viu um regime semi aberto??

Revoltado com o Zé disse...

Anônimo, você entendeu o texto? Parece que não. Leia novamente por favor.

Anônimo disse...

Se a polícia federal comprovar todos os roubos feitos pelo homi, será que em breve teremos um prefeito varrendo as ruas também??????

Anônimo disse...

Fiquei impressionado.Outro dia fui ao novo prédio da Prefeitura (?),muito funcional (?),e estavam lá uns faxineiros,e os funcionários da prefeitura elogiando a riqueza de detalhes na limpeza dos mesmos...E com que orgulho disseram:"são os presos da penitneciária"...Perguntei: "mas não estou vendo nenhum agente tomando conta deles...No qual tive a brilhante resposta:" Não,esses são os mais bonzinhos..." Pode?Bandido bom? Onde? Só na Prefeitura mesmo...rs

Anônimo disse...

Se são tão bonzinhos assim, porque o zé não coloca uns dois na portaria nova da casa da dinda?

Anônimo disse...

Ao anonimo (2 acima de mim). Você é meio ignorante, não te culpo por isso.
Se voce for ao hospital também verá condenados fazendo a limpeza, isso desde muito tempo acontece. Muitas penas podem ser pagas com prestação de serviço à comunidade! Não que sejam bonzinhos, mas não representam risco para a sociedade.

Anônimo disse...

Quantos desses "bonzinhos" trabalham nas empresas do grupo lider?