terça-feira, 4 de novembro de 2008

Desabafo de um leitor

Recebi esse comentário no blog e publico aqui. Obrigado ao amigo anônimo.

A derrota de Zé

Abrindo mão das próprias convicções (se é que um dia as teve), aliando-se ao que há de mais podre na cidade, gastando rios de dinheiro, jogando sujo, usando escaradamente a máquina municipal, estadual, federal e universal, enfim, com tudo isso, o Zé só conseguiu ganhar e mais nada.

Como vitória política, já é um resultado extremamente questionável; mas do ponto de vista pessoal, é uma derrota acachapante.

Zé Braz levou a prefeitura, sim, mas de contrapeso ficou com uma quadrilha de aliados que não deixa nada a dever àquela que o Paulinho Varella comandava.

Vai ser prefeito, sim, mas vai ter de arranjar boquinhas para o João Fiscal, para o Delcinho, para o Vandinho, para o Devail, para o Telmo, para o Camerino, para Hélio Varela, para o Pastor... estou esquecendo alguém?

Conquistou um cargo, é verdade, mas conquistou também o desprezo mais profundo de metade do eleitorado.

Em compensação, como muriaeense, perdeu a chance de viver um momento histórico, em que a prefeitura seria, afinal, ocupada por um homem de bem, com idéias novas e um novo jeito de fazer política; perdeu a chance de ver Muriaé sair do limbo a que foi condenado nos últimos anos, e ganhar projeção pela singularidade da sua administração.

Se Odilon tivesse sido eleito prefeito, Muriaé, que hoje não significa nada em termos políticos, voltaria a ter relevância, até pelo inusitado da coisa. Um prefeito eleito na base do voluntariado, do entusiasmo dos eleitores e da vontade coletiva de virar a mesa, seria alguém em quem o governo seria obrigado a prestar atenção.

Agora, lá vamos nós para mais quatro anos de subserviente nulidade, quatro anos em que o recado das urnas será interpretado, pela corja que domina esta infeliz cidade, como um retumbante 'Liberou geral!'

Nojo, nojo, nojo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Só acho que esse leitor foi infeliz dizendo: "...em que a prefeitura seria, afinal, ocupada por um homem de bem, com idéias novas e um novo jeito de fazer política..."
Nesse momento até achei que ele falava do quiareli, depois vi que ele falava do Odilon. Mas um homem que já foi prefeito não representa idéias novas, nós já tivemos a oportunidade de conhecer as idéias dele e ficou claro que a maioria não aprovou, ou gostou mais do governo atual que do governo passado.
É uma infelicidade para nós muriaeenses a falta de opção, e nem consigo imaginar alguém mais digno pra governar nossa cidade.... porque ou voltaríamos para a mesmice e monotonia do governo Odilon, ou continuaríamos com a concretagem da cidade com Jose braz, ou colocaríamos uma pessoa muito duvidosa lá, uma pessoa que nem quem trabalha com ele confia, que é o quiareli.

Achei infeliz tambem a parte do comentário que ele diz que hoje muriaé não significa nada em termos políticos e que voltaria a ter relevância com Odilon... peraí né! Se hoje temos pouca relevância política, antes não tínhamos nenhuma! Porque não conseguimos conquistar NADA dos governos estadual e federal no passado, agora consegue-se alguma coisa.

É pouco, mas temos esperança no futuro; aparecerá alguém que vai realmente mudar para melhor o rumo de nossa cidade. Porque Ze Braz e Odilon já saturou ne...

Revoltado com o Zé disse...

Mesmo sem concordar 100% com você, parabéns pelo comentário, anônimo.

É esse o tipo de discussão que gostaria de levantar nesse blog. Não apenas um bando de fanáticos torcedores.

Pretendo, além das denúncias, elevar esse blog a uma ferramenta de utilidade pública com a participação do povo.

Continue visitando, comentando e divulgando nosso endereço.

Anônimo disse...

Conseguiu-se bastante recurso, porque o gov. federal mandou dinheiro para todos os municípis brasileiros. Muriaé foi enormemente comtemplada,mas...agora caro anônimo,com os cortes no Orçamento da União o Zé deverá com toda certeza ficar muito nervoso,porque o que ele gosta mesmo é governar com dinheiro e muito. Quero ver governar sem o dinheiro. Quem deverá sofrer com este inábil prefeito, somos nós povo, das duas uma, larga a cidade pra lá, já está vindo aumento da água, 25%, presente de Natal para seus eleitores e outras cositas mas surgirão. Foi, pensando bem, até bom para Odilon não conseguir a vitória,o Zé acredita no taco dele e em suas tramoias,...não sei agora,com a crise mundial instalada no mundo, Muriaé sem dinheiro para ele no cenário político não representará nadinha , ele não é político e nem criativo, faz muito barulho para enganar os trouxas eleitores e fanáticos dele. !!!!!

Anônimo disse...

Olha, acho que o blog não é lugar para discussão e nem foi a minha intenção. Até porque, ja acabaram as eleições e quem veceu venceu.
Quando o meu colega "anônimo" disse que o Odilon, por ter sido prefeito, não representa idéias novas, não posso concordar.
Odilon é o nome do opositor que perdeu as eleições (?) Poderia ser até o Zé encanador, figura tão falada na campanha americana. Apenas, quis dizer, que o Zé e todos nós perdemos a oportunidade de ter um prefeito realmente eleito pelo povo, eleito pelo voto de confiança, pelo voto não pago, pelo voto não ludibriado, pelo voto não iludido. Sim, poderia ser qualquer outro que não Odilon, mas alguém que sabe que os vinte e poucos mil votos que teve, foram exclusivamente dele, sem ter trocado a nossa parca e porca moeda pelo voto.
É isso, meu caro colega "anônimo", não quero discutir politica e muito menos brigar. Respeito seu ponto de vista, mas há de convir, que ser eleito pela vontade real e não pela troca de favores e beneficios, é muito mais honroso. Por isso continuo achando que o eleito do povo é o Odilon.
Ele sim, pôde provar, que nem o deputado Lael Varella deu-lhe votos, nem a infeliz coligação com partidios e pessoas mudou alguma coisa. Ele, sim, teve os votos que sempre teve e que ninguém tirou. Esses votos são dele e ninguém tirou ou acrescentou. Esse é o voto consciente de quem sabe o que é melhor pra nossa cidade, mesmo que isso não lhes dê nenhum troco...
Enfim, vamos pagar pra ver o arrependimento de 34 mil eleitores, que são tratados como vassalos, subalternos, gente sem dignidade, e isso você há de concordar comigo. O nosso prefeito não tem respeito humano e não lida em igualdade com nenhum popular (a maioria que somos). Muito pelo contrário, é um homem arrogante que se acha acima de Deus, pq Deus é 10 e ele é 11 (infeliz frase de seu neto) e outra, as obras dele são comparadas às obras de Deus (por ele mesmo).
Não acho que mereçamos isso, não acho que o prefeito é o mandatário nem o senhor todo poderoso. Acho sim, que ele deve ouvir quem o elegeu e isso não aconteceu e jamais acontecerá. Você sabe disso.
Bem, sem mais blá blá blá, o que eu quis dizer no desabafo, é que mereciamos coisa muito melhor. Fosse o Odilon, fosse o Zé encanador, fosse quem fosse, mas não alguém que compra partidos, pessoas, honra e dignidade, pra depois dar-lhes um bom ponta pé no traseiro, como tem feito desde sempre, esse prefeito que está aí.
Espero que vc tenha me entendido agora e, o que eu mais quero é que vc e tantos outros possam tirar o chapéu pra humildade, igualdade,simplicidade. Ou não é isso que queremos? Ter um prefeito que ouça nossa voz, no minimo.
Ah, só uma coisinha... quando coloquei entre aspas o anônimo, foi memso uma ironiazinha, pra lhe provar que estamos muito intimidados mesmo, eu e vc que não tivemos a coragem de colocar nossos nomes aqui. Sabe pq não o fizemos? Pq algum conhecido nosso, ou até mesmo parentes, de uma forma direta ou indireta, dependem profissionalmente da administração pública e não queremos que sejam prejudicados e perseguidos.
Não é assim que a banda toca?
Até uma próxima e que Deus queira tenhamos coragem e cara pra mostrar e expor nossos pontos de vista, sem máscaras. Será que com esse governo que está aí, conseguiremos algum dia?
Pense comigo e vamos à luta juntos.
Grande abraço.

Anônimo disse...

Sou o primeiro anonimo:
Estou como anonimo aqui não por medo, mas se souberem quem sou eu, meu sobrenome, podem achar que estou puxando a sardinha pra um lado, quando na verdade eu anulei o meu voto!
Só queria dizer que os 2 são farinha do mesmo saco, Odilon nao representaria mudança e nem é o senhor bonzinho e pobre preocupado com os mais humildes! Eu me lembro muito bem da administração dele e sua forma de agir não demonstrou menos autoritarismo que o atual, agia sem o aval da população em certos bairros, muitos Flores e Torres ficaram revoltados ao não serem ouvidos e até ameaçaram a fazer campanha contra na eleição de 2004 (se nao fizeram...).
Foi também na administração dele que a água foi aumentada, passagem de ônibus e etc. Isso acontece em todo governo e sempre o prefeito leva culpa, esquecem que quem defini isso é a câmara!
Esses aumentos sempre existiram e sempre existirão, já viu alguma coisa baixar? Não importa quem voce coloque lá dentro, a inflação existe, os salários aumentam e é impossível manter os preços. Me lembreo muito bem em 1994 quando um Chevrolet Corsa custava um pouco mais de 6 mil reais!
Não me lembro muito bem quantos votos Odilon e José Braz tiveram na eleição de 2004, mas em Muriaé parece torcida de time de futebol (acho que no país quase todo), onde não importa as idéias nem o retrospecto do candidato, importa torcer por um e ter a chance de comemorar no final, como se fosse a final do campeonato brasileiro!
Se uma coisa que admiro na eleição dos estados unidos é como os eleitores mudam de opinião no decorrer da eleição, eles podem muito bem mudar de voto dependendo de alguma atitude do candidato, enquanto aqui no Brasil não importa se o candidato fez algo errado, o eleitor vai arrumar um jeito de justificar e defende-lo até o fim!

Quando vamos aprender a votar???

Anônimo disse...

QUANDO DEIXARMOS DE ANULAR VOTOS.