quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Formação dos Vereadores

Em uma pesquisa pública feita no site do TSE estive analisando a formação acadêmica de nossos futuros vereadores. É preocupante saber que apenas 3 dos 11 vereadores possuem curso superior completo.

Ainda mais preocupante é saber que 5 deles, quase a metade, possuem apenas o ensino fundamental incompleto.

Lembrando que a função legislativa do vereador consiste na elaboração e produção de normas legais, ou leis, que assegurem a ordem e o desenvolvimento da coletividade através de matérias constitucionalmente reservadas ao município, ou seja, observando o princípio da legalidade a que é submetida à Administração Pública. A função fiscalizadora do vereador não se restringe apenas em fiscalizar AS matérias de ordem orçamentárias e financeiras. Os vereadores, a qualquer momento, podem solicitar informações do executivo sobre assuntos referentes à Administração, bem como criar Comissões Especiais e Comissões Parlamentares de Inquérito, requerer cópias de documentos, convocar secretários e servidores públicos para prestar informações no Plenário da Câmara e ainda apreciar as contas municipais, entre outras providências.

Sem querer desmerecer aos que não têm o chamado "canudo" debaixo do braço mas fica um tanto quanto difícil entender de legislação aos menos alfabetizados. Não é o caso de não saber falar bonito e aquela história toda. É saber ler e interpretar uma lei. Talvez até mais que isso, saber fazer uma lei. E o pior de tudo é que esse quadro não é só em nosso município. Isso acontece em todo o país com todos os cargos políticos.

E antes que venham me citar aqui grandes empresários, políticos como Abraham Lincoln, Lula e até mesmo nosso prefeito José Braz (empresário de sucesso) eu digo que ganhar dinheiro e fazer fortuna não tem a ver com grau de instrução. Fazer leis tem.


A lista dos vereadores e sua respectiva formação acadêmica:

ADEMAR CAMERINO - Ensino Fundamental incompleto
DR. CARLOS WILSON - Superior completo
DR. LYDIO BANDEIRA - Superior completo
DEVAIL GOMES CORREA - Ensino Fundamental incompleto
HELIO VARELA - Ensino Fundamental incompleto

JOAO FISCAL - Superior completo
PASTOR ANTONIO AUGUSTO - Ensino Médio completo
SARGENTO JOEL - Ensino Médio completo
TATÃO LEVATE - Ensino Fundamental incompleto
TELMO BRAGA - Ensino Fundamental incompleto

VANDINHO - Ensino Médio completo

Se fosse possível, você contrataria um advogado sem curso superior para defendê-lo?
É essa a Muriaé que estamos deixando para nossos filhos. Pensem nisso!

18 comentários:

Anônimo disse...

Essa eh preocupação que eu sempre tive: votar em candidatos a vereador que tenham formação de nível superior. Só assim o parlamentar pode desempenhar bem o seu papel, elaborando projetos de leis consistentes, calcados em boa lógica, e associados às necessidades de seus representados, ou seja, o cidadão. Sem cultura não há conteúdo, não há experiência, e nem tampouco corretude. Parabéns pelo artigo.

Revoltado com o Zé disse...

Roberto, obrigado pela visita e pelos elogios. Continue visitando, comentando e, principalmente, divulgando esse blog. Um abraço.

Anônimo disse...

Tenho minha consciencia tranquila, votei no Joao Fiscal, um cara de conhecimento, que tem feito um grande trabalho na camara!

Anônimo disse...

O que o João Fiscal fez mesmo????
Por favor indique os projetos dele nos ultimos 8 anos...vai cair pra trás.Ou você vota por amizade?
Por um acaso acompanha os vereadores na camara? seus projetos e reivindicações...

Anônimo disse...

João Fiscal é o unico que incentiva o esporte na cidade! Como estou envolvido nisso voto nele! Problema??

Anônimo disse...

Tiro chapeu para vereador Sgt Joel, esse sim e um verdadeiro representante do povo la na camara e único que merece aplusos e elogios porque luta por todos nos contra esses coroneis da cidade.


Joel estamos com vc 2012

Anônimo disse...

Ae Revoltada parabens pelo blogge, realmente e complicado essa parada da formação dos vereadores, até porque acho que o povo(alguns) tem medo de votar em quem tem nivel superior de ensino. Exemplo disso e o tal de alexandre feres, não fez nada, não faz nada e ainda por cima não vai às reuniões da camara, vc que deve ir sabe disso. Tem a helena carvalho tb, me explica como uma pessoa com o "estudo" que tem não faz nada e quando abre a boca só fala "besteiras" coisas sem nexo.
Mas uma vez parabens.

Anônimo disse...

Concordo com vc rogerio, eu vou as reuniões da câmara e raramente vejo o alexandre, sei q ele fica levando atestado justificando estar doente, mas todos sabem q e mentira.

Anônimo disse...

Ola, Bem é complicado falar sobre os nossos vereadores, quem tem formação ou não, isso depende de cada um. Mas acho que o melhor e a lei da consciência, a lei da vida que sempre devemos amar ao proximo, e se amamos devemos lutar para um mundo melhor. Pois se o parlamentar não tem estudo, não saberá fazer um projeto. Então ele vai levando com a "barriga", e se ele tem curso superior, irá elaborar um projeto onde ele poderá levar vantagens. Isso depende de cada um com sua consciência e o nosso papel e so fiscalizar tudo isso.Obrigado.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Revoltado com o Zé disse...

Me desculpem pela remoção do comentário mas ofenças pessoais não podemos aceitar aqui.

E respondendo ao anônimo acima: eu não estou dizendo que basta ter um curso superior para ser um bom vereador. Acho que é fundamental ter o curso, mas não quer dizer que qualquer um com tal curso possa exercer bem o cargo.

Gostaria de pedir a todos também que não postem como anônimos. Inventem um apelido, nick, pseudônimo, etc. Fica mais fácil pra gente debater aqui.

Anônimo disse...

Bem lá na Câmara tem um advogado muito competente(macaco velho) e conhecido em Muriaé que elabora as leis, mesmo os que tem ensino superior pedem pra ele fazer os projetos.

Anônimo disse...

Será porque voce removeu meu comentário sobre a Helena Carvalho?? Isso me cheira a parentesco!
Mas eu nao precisaria nem falar, todo mundo sabe que mesmo com curso superior ela nao é uma boa vereadora e muito menos boa advogada, os clientes dela estão desamparados, pq do mesmo jeito que ela chega em uma audiencia ela sai, calada! E assim ela tambem age na camara. Não é ofensa, só uma constatação.
Como vc pediu, assino:
Alvaro

Anônimo disse...

Caro Revoltado com o Zé e Anônimos comentaristas, só para ficar registrado e que todos possam refletir:Fernando Collor é formado em economia; Nicolau dos Santos Neto, o Juiz Lalau, é formado em Direito; Roberto Jeferson é formado em Direito; Sérgio Naya é formado em Engenharia; Paulo Maluf é formado em engenharia; Celso Pitta é formado em Economia....Enfim, curso superior não dá capacidade e nem honestidade a políticos.

Revoltado com o Zé disse...

Amigo, reforçando, eu nunca disse que é capacitação. Leia novamente meu próprio comentário:

"(...) eu não estou dizendo que basta ter um curso superior para ser um bom vereador. Acho que é fundamental ter o curso, mas não quer dizer que qualquer um com tal curso possa exercer bem o cargo."

Talvez você não tenha lido por completo. Um abraço.

Anônimo disse...

Revoltado, eu li sim e entendi bem, apenas quis colocar o comentário para que todos reflitam e não estigmatizem os Vereadores que não possuem estudo e que não façam um pré-julgamento da atuação deles como parlamentares. O debate é salutar numa democracia, mas é preciso que as divergências não se tornem preconceitos...

Anônimo disse...

Se fosse só a falta de conhecimento acadêmico eu até estaria feliz.

O que mais falta aos vereadores é a formação ética e caráter.

Alguém aqui teria coragem de entregar um cheque em branco e assinado a qualquer um vereador da atual e próxima câmara?????

Comunidade ST disse...

Quem votou em Ademar Camerino esta de parabéns, merecido o primeiro lugar, tem carater e é honesto. O essencial não é formação acadêmica e sim ter dignidade porque honestidade não se aprende em faculdade e além disso é casado com uma futura assistente social, que pode lhe assesorar para formulação de projetos.